mensagem enviada com sucesso
*
*
*
email não confere, por favor confira a digitação
*
*

ocorreu um erro, mensagem não enviada. por favor, utilize o e-mail silfriedman@gmail.com

Se preferir, utilize o email silfriedman@gmail.com para nos enviar sua mensagem.

Você sabia que falar gaguejando pode estar relacionado à tentativa de não gaguejar?

As reações sócias à gagueira a tornam algo indesejável porque a pessoa sente que se diferencia negativamente dos demais.

A sensação de falar de modo diferente, principalmente, com pessoas que são importantes, tem o potencial de prejudicar o funcionamento espontâneo de fala-comunicação, porque:

• A pessoa que gagueja, em geral, tentará evitar, esconder ou controlar a gagueira, o que a leva a prever as palavras ou sons em que ela acontecerá. A previsão gera temor e funciona como uma ameaça. Isso produz tensões que aumentam a gagueira.

• Dessa forma, a previsão / certeza de que vai gaguejar se confirma e, por temer as possíveis reações sociais a isso, o desejo de esconder a gagueira se mantém ou cresce. Assim, quem gagueja, só se permite falar tentando controlar a gagueira.

A fala é uma função espontânea que não permite controle e tentar controlar prejudica o seu funcionamento produzindo travas. Isso se comprova quando se observa a pessoa que gagueja em situações em que não se preocupa em esconder ou controlar a gagueira. Nestas, pode comunicar-se fluentemente, como por exemplo ao falar com um bebê, uma criança ou um animal de estimação.

Comprova-se também pelo fato de que o ato de gaguejar varia de acordo com o interlocutor e com as situações vividas. Alguns afirmam que falar com conhecidos é mais fácil, já para outros é o contrario.

Em resumo, a gagueira é um modo de falar que implica sempre o olhar de um outro cuja opinião se considera importante.

A pessoa que gagueja não é culpada ou responsável por gaguejar. Ela é, antes, vitima de um modo de falar que a aprisiona. Quanto mais deseja falar sem gaguejar; quanto mais tenta controlar a gagueira, mais gagueja.

Para tratar de gagueira é necessário procurar um terapeuta especializado, capaz de acolher, entender e desarmar a trama de sintomas que se foram construindo ao longo da vida, para construir um modo espontâneo de falar em qualquer situação social.

  • arte gráfica Rendel Fahl Pinheiro
  • ano 2010
  • realização
  • apoio