
Marie-France Hirigoyen
Permite inferir o quanto as reações sociais comuns diante da gagueira podem funcionar como uma forma de assédio moral.
Marie-France Hirigoyen
Permite inferir o quanto as reações sociais comuns diante da gagueira podem funcionar como uma forma de assédio moral.
Silvia Friedman
Por meio de análise dos depoimentos de sete pessoas, capta-se a relação entre o processo de desenvolvimento da consciência e a manifestação da gagueira. Com base neste processo aponta-se um método de abordagem terapêutico.
organizadoras
Silvia Friedman
Maria Claudia Cunha
Apresenta uma visão diferenciada desta frequente problemática cercada de muitas controvérsias no que diz respeito a melhor forma de tratamento por parte do conjunto de profissionais - médicos, fonoaudiólogos, psicanalistas – envolvidos. As organizadoras reuniram especialistas de renome, cujo diferencial de trabalho centra-se na compreensão da gagueira a partir da subjetividade daquilo que a manifesta. As bases teóricas que apóiam suas propostas pertencem a diferentes campos do saber, revelando como os especialistas se valem dessas teorias para construir seu trabalho terapêutico.
Os autores sugerem caminhos eficazes, que privilegiam uma escuta clínica sensível ao sofrimento dos gagos, de modo a ajudá-los a construir novas versões de si e de sua fala, apontando um novo e promissor caminho no tratamento da gagueira.
Silvia Friedman
Aborda a prática clínica fonoaudiológica voltada ao desenvolvimento da capacidade de produção fluente em casos de gagueira. Nesse processo terapêutico a gagueira é compreendida como uma manifestação biopsicossocial.
Silvia Friedman
Através de correspondências que manteve com uma pessoa que gaguejava, a autora mostra como é o processo terapêutico que realiza com seus pacientes.
Paul Watzlawick
John Weakland
Richard Fish
Livro sobre os problemas multimilenares da persistência e da mudança na esfera dos assuntos humanos. Preocupa-se, sobretudo, com a maneira porque surgem os problemas, os quais se perpetuam nuns casos e resolvem-se em outros. Incorpora conceitos de comunicação humana, terapia interacional (conjugal e familiar), efeitos patogênicos e terapêuticos dos paradoxos (duplo vínculo) e técnicas de resolução de problemas orientadas mais para a ação do que para a gênese.
Steve de Shazer
Com base nos procedimentos clínicos de Milton Erickson e nas teorias de Gregory Bateson, o autor questiona modos de procedimento até então aceitos sem contestação na terapia familiar redefinindo o relacionamento terapêuta-paciente. Aborda a transformação do confronto em cooperação.
Georges Canguilhem
O autor mostra que o normal e o patológico não são conceitos estáticos e estáveis. Mostra que a sua definição é polêmica e pode ser amplamente discutida.
Paul Watzlawick
Janet Helmick Beavin
Don D. Jackson
O capítulo 7 serviu de base para explicar o funcionamento subjetivo na gagueira apresentado no livro Gagueira: origem e tratamento.
Paul Watzlawick
Fornece as diretrizes principais do modo de tratar a gagueira desenvolvido por Silvia Friedman.
Richard Bandler
John Grinder
Conhecimentos sobre como obter mudanças rápidas de comportamento. Estes podem ser aproveitados no tratamento dos aspectos subjetivos da gagueira.